Capítulo 1: O despertar do Anti-herói.
Antes de mais nada, quero que tu pense seriamente na pergunta que vou te fazer a seguir…
Você acha que todos esses livros e os conteúdos que tu continua a consumir diariamente vão fazer alguma diferença na sua vida daqui a sei lá, dois, três anos?
Eu te faço essa pergunta porque se você, assim como eu, acabou “despertando” para a vida ou para essa jornada que é o desenvolvimento pessoal, em algum momento tu também deve ter se deparado com os chamados clássicos da auto-ajuda ou clássicos do crescimento pessoal, chame como quiser.
Basicamente são os livros mais conhecidos e lidos por gente como eu e você, gente que quer de algum modo atingir uma ascensão na vida, crescer de patamar e por aí vai…
Um bom exemplo é o livro “Os Segredos da Mente Milionária”. Esse é quase como uma porta de entrada no mundo do autoaperfeiçoamento, foi com esse livro que eu comecei. Lembro até de ficar repetindo as autoafirmações que o autor coloca como exercício no livro. Enfim, se tu não conhece esse, com certeza vai conhecer outro, a lista é interminável.
Essa pequena introdução é só pra te dizer que esses livros não vão te ajudar em nada.
Tomei a liberdade de responder por você a pergunta lá de cima. É isso aí, nem esses livros que tu lê e nem os conteúdos que tu consome seja no youtube ou instagram não vão te ajudar em nada.
Acha que tô exagerando ou sendo um pouco radical? Jaja eu te explico…
Mas antes, respondendo ao título inicial, o único jeito de você mudar sua vida é sangrar por algo.
Calma, não é literalmente. Ou talvez seja…
O significado de sangrar por algo.
Resumindo de maneira bem simples, é você investir emoções e energia em uma causa pessoal.
“Se você não vive por alguma coisa, então morrerá por nada.”
-Provérbio Viking-
Veja bem, eu disse causa pessoal e não causa social. Não lute causas sociais, esse tipo de coisa não vale a pena pra mim e pra você.
Ter uma causa pessoal ou algo para sangrar, é o pontapé inicial que vai causar a sucessão de acontecimentos que de fato irão mudar a sua vida.
Assim como todo heroi precisa de um vilão, todo homem precisa de um significado por trás de sua vida. Algo que desperta nele uma vontade insaciável de ficar mais forte. Um objetivo.
Você não precisa necessariamente que esse objetivo ou essa causa seja algo nobre, afinal, nós não somos super-herois.
Agora tu deve tá se perguntando como descobrir essa tal causa…
Eu te respondo que tu não descobre. Tu decide, de propósito. Isso não é algo que tu espera cair do céu.
Como eu já disse, pode ir de algo nobre até algo pessoal.
Causas nobres vs. Causas pessoais
Seus objetivos podem variar de nobres a aparentemente fúteis.
Como assim fúteis? É todo e qualquer desejo interno que você possui, cuja raiz está no ego. Quer um exemplo? Aí vai…
Sabe aquela vontade que tu tem de ter dinheiro só pra impressionar as donzelas aí da tua cidade? Comprar um carrão, sair por aí dirigindo enquanto recebe os olhares das outras pessoas, seja olhares de inveja ou de admiração.
Enfim, desejos do ego…
Muito provavelmente tu já viu as pessoas dizendo por aí que isso é errado ou que tu não pode ter esse tipo de aspiração. Eu penso o contrário, o simples fato de sermos homens vai fazer com que a gente queira cada vez mais. Seja para nós mesmos ou para nossas famílias.
E isso por si só vai te fazer querer ser melhor. É assim que funciona a vontade masculina. O ego também tem seu lado bom. Claro, desde que você saiba entendê-lo.
Agora, voltando ao tópico que deixamos em aberto…
Tu acha que eu tô sendo radical em dizer que o conteúdo que você consome não vai te ajudar em nada? Mas essa é a verdade, eles não vão te ajudar em nada se não existir ação na sua vida, ação por trás das suas vontades.
Não tô falando de colocar o conteúdo que tu aprendeu em prática. Mas sim de colocar teu objetivo em prática.
Começar a trabalhar naquele projeto que tu deixou engavetado no fundo dessa tua cabeça. E não me venha com a desculpa de que não tem algo assim, pois todo mundo tem.
Todo mundo tem algo que pensou em fazer, mas desistiu sem nem mesmo tentar.
Tá na hora de sair do campo das ideias e ir pro campo da ação. Para de só estudar e começa a de fato agir também. Para de querer um livro pra cada coisa. Um livro pra aprender a fazer dinheiro, um livro pra aprender a fazer amigos e por aí vai.
No fundo tu já sabe exatamente o que tem que ser feito. Tu só não faz, seja por preguiça ou por medo. É aí que vai entrar seu plano de ação, suas estratégias. Coisa que eu não vou abordar nesse momento aqui pois esse não é o objetivo principal.
Considerações finais
Simplificando, eu não escrevi isso aqui pra te ensinar a encontrar um objetivo ou propósito pra sua vida, afinal, na maioria das vezes as pessoas usam a falta disso como desculpa pra não fazer o que tem quer ser feito.
Apesar de eu estar incentivando você a agir, eu quero que tu pelo menos por um momento, reflita sobre uma coisa. Será que tu precisa mesmo de todo esse conteúdo que tu anda consumindo? todos esses livros, todos esses cursos, todos esses vídeos no youtube?
“Fortis Fortuna Adiuvat.”
1 comentário em “O único jeito de você mudar sua vida.”